Declaração de Privacidade

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

  1. ESCOPO E POLÍTICA

1.1 A Revista Acta Tecnológica FAVALE é um periódico multidisciplinar, de acesso aberto e revisado por pares que publica pesquisas originais em todos os campos da ciência, levando em consideração as grandes áreas do conhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É a publicação oficial da Faculdade Vale do Aço – Açailândia – Maranhão – Brasil. A revista publica artigos científicos curtos e completos, comunicações curtas, relatos de casos, artigos de revisão, relatórios técnicos e números especiais (suplementos). A partir de janeiro 2021, a Acta Tecnológica FAVALE adotará a modalidade de publicação anual contínua.

  1. POLÍTICA DE REVISÃO

2.1 Os manuscritos submetidos para publicação nesta revista são avaliados inicialmente pelo editor-chefe para garantir o cumprimento das diretrizes do periódico. Os manuscritos que atendem aos requisitos básicos são enviados aos revisores para avaliação por meio de um sistema de revisão por pares às cegas. Os artigos serão avaliados por no mínimo dois consultores – havendo divergência entre os dois pareceres será incluído um terceiro consultor – da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. O conselho editorial da revista usará relatórios detalhados dos consultores para decidir se aceitam ou recusam um artigo submetido.

2.2 O uso inadequado da língua portuguesa em manuscritos é a principal causa do atraso na publicação. Aconselhamos fortemente aos autores que enviem os trabalhos para profissionais ou empresas especializadas para correção.

2.3 Conteúdo plagiado não será considerado para publicação. A revista verificará todos os manuscritos e, se houver suspeita de plágio, as diretrizes legais serão seguidas. Durante o processo de revisão por pares, se for detectado plágio, o manuscrito será rejeitado, se detectado após a publicação, o artigo será retirado.

2.4 A Submissão à Revista Acta Tecnológica FAVALE implica que o manuscrito não foi publicado anteriormente (exceto em formato de resumo), e que não está sendo considerado para publicação em outro lugar.

  1. TIPOS DE MANUSCRITO

3.1 A revista aceita os seguintes tipos de manuscritos para consideração: artigos completos, artigos curtos, artigos de revisão, relatos de casos, relatórios técnicos e números especiais na forma de suplemento.

3.1.1 Artigos completos: manuscritos de artigos principais devem relatar pesquisas originais, não publicadas anteriormente ou em consideração para publicação em outro lugar. Os artigos principais possuem um limite de 3.500 palavras (excluindo resumo, título, referências e ilustrações). Os manuscritos devem incluir um resumo estruturado de não mais de 250 palavras. O artigo completo deverá ter no mínimo 10 e no máximo 30 referências bibliográficas.

3.1.2 Artigos curtos: manuscritos com destaque de pesquisas em andamento ou relato de ideias cientificamente plausíveis fornendo uma forma rápida de disseminação de resultados preliminares. O artigo curto deverá ter no mínimo 10 e no máximo 20 referências bibliográficas.

3.1.3 Artigos de revisão: os artigos de revisão devem apresentar uma revisão crítica das tendências recentes ao invés de uma simples revisão da literatura. Eles podem ter um alcance relativamente amplo, servindo assim uma função tutorial, ou ser bastante especializado, destinado a pesquisadores no campo escolhido.  Os artigos de revisão devem possuir no máximo 3.500 palavras (excluindo resumo, título, referências e ilustrações) e devem ser acompanhados de um resumo estruturado de até 250 palavras.

3.1.4 Relatos de casos: devem ser relatos breves com no máximo 1.500 palavras (excluindo o resumo, título, referências e ilustrações), com no máximo três ilustrações (tabelas e figuras), até 12 referências, três palavras-chave e um resumo não estruturado de até 100 palavras. O relato de caso precisa explicitar casos raros ou inéditos sobre o assunto.

3.1.5 Relatórios Técnicos: devem ser precisos e relatar os resultados e recomendações de uma reunião de experientes em determinado tema. Será considerado, se formatado como um editorial. Devem conter fundamentação teórica ou análise completa de todo o contexto. Devem possuir no máximo 1.500 palavras e no mínimo 10 e no máximo 20 referências bibliográficas.

3.1.6 Números Especiais (suplementos): Propostas de números especiais devem ser feitas ao o Editor e/ou Editor Convidado. A proposta será analisada levando em consideração o tema, organização do programa ou produção de acordo com escopo da revista. 

  1. PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

4.1 Os autores devem enviar o manuscrito, exclusivamente, por e-mail com o assunto Submissão e o tipo de manuscrito. Os autores são aconselhados a ler as instruções cuidadosamente e segui-las de perto para garantir a revisão e publicação oportuna e eficiente de seu manuscrito. Os editores se reservam o direito de devolver manuscritos que não cumpram com essas diretrizes. Além do manuscrito em formato .doc ou .docx os autores devem enviar a carta de autorização para publicação (ver modelo em anexo). Documentos adicionais podem ser solicitados pelos editores da revista.

4.1.1 Carta de autorização para publicação: os autores devem assinar a carta de autorização com as seguintes informações: declaração de que o manuscrito proposto descreve a pesquisa original e não está publicado ou em consideração para publicação por outro periódico científico. A carta de apresentação também deve declarar que os dados / resultados do manuscrito não foram plagiados. A carta deve ser assinada pelos autores, que também devem especificar o percentual de contribuição que cada autor teve para a realização do referido trabalho. Informamos que os percentuais das contribuições dos autores serão publicados no final do manuscrito. 

5 MODELO DO MANUSCRITO

5.1 O manuscrito deve ser preparado em um software de processamento de texto e salvo como um arquivo .doc ou .docx. A fonte obrigatória é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples ao longo do texto, legendas das figuras e referências. Organize o manuscrito nas seguintes seções: Titulo, Título em inglês, Nome dos autores, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Apoio Financeiro e Referências.

5.1.1 Título: engloba, com no máximo 10 palavras, não incluindo os artigos, as preposições e as conjunções. Deve ser escrito em letra maiúscula. O subtítulo deve possuir apenas a primeira letra maiúscula. Todo o título deve estar centralizado.

5.1.2 Nome(s) do(s) autor(es): O trabalho deverá ter, no máximo, cinco autores. As afiliações devem ser descritas no rodapé, tamanho 10 e interconectadas por descritores. Exemplo:

Julio Cesar de Silva (1)
(1) Faculdade Vale do Aço

– Em relação ao que consta na primeira versão do artigo submetida à Revista, não serão permitidas alterações posteriores na sequência nem nos nomes dos autores.

5.1.3 Resumo: o resumo estruturado deve resumir os resultados obtidos e as principais conclusões de forma que um leitor ainda não familiarizado com o tema específico do artigo possa compreender as implicações do artigo. O resumo não deve ultrapassar 250 palavras e deve ser estruturado com os seguintes títulos: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. O uso de abreviações deve ser evitado.

5.1.4 Palavras-chave: no mínimo três e no máximo quatro, não constantes no Título, separadas por ponto e com as iniciais maiúsculas.

5.1.5 Título em inglês: centralizado, logo abaixo do título original.

5.1.6 Abstract: O abstract deve ser inserido não pode ultrapassar 250 palavras devendo ser tradução fiel do Resumo. A casa decimal dos números deve ser indicada por ponto ao invés de vírgula.

5.1.7 Keywords: terá a mesma normatização das palavras-chave e deverá ser uma tradução fiel das palavras-chave.

5.1.8 Introdução: Na seção de Introdução do artigo, o autor deve descrever o estado-da-arte do problema, além de justificar e apresentar os objetivos do seu trabalho em no máximo 1 (uma) página e meia (0,5).

5.1.9 Material e Métodos: deve conter informações imprescindíveis que possibilitem a repetição da pesquisa por outros pesquisadores.

5.1.10 Resultados e Discussão: podem ser apresentados em conjunto ou em subtítulos separados. Tabelas e figuras devem ser centralizadas, com legenda objetiva e autoexplicativa. Tabelas não devem apresentar linhas verticais secundárias. Devem-se evitar tabelas e/ou figuras com poucas informações, que podem ser facilmente substituídas por texto corrido. A designação da figura e das tabelas deve ser acima da ilustração, centralizada, e usando Times New Roman tamanho 12. A legenda da tabela deve ser abaixo da tabela, centralizada, em itálico e usando Times New Roman tamanho 10.

5.1.11 Conclusões: devem ser apresentadas sem comentários nem explicações adicionais, baseando-se apenas nos resultados apresentados. Não devem possuir abreviaturas. Uma conclusão deve ser apresentada com as principais contribuições do estudo.

5.1.12 Apoio financeiro: liste todo o apoio financeiro recebido de agências, instituições e outras organizações que financiaram parte ou a totalidade da pesquisa.

5.1.13 Referências:

– O artigo submetido deve ter no mínimo 80% de citações de periódicos, sendo pelo menos 40% dos últimos oito anos.

– Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, as citações deverão ser apenas das referências originais.

As referências citadas no texto e listadas ao final do artigo deverão estar de acordo com a norma NBR

6023/2018.

5.2 Ética: se o trabalho envolver seres humanos, o autor deve indicar que os procedimentos seguidos estão de acordo com os padrões éticos de acordo com a Resolução CNS n.º 466/12 e a Resolução CNS n.º 510/16. Para experimentos com animais, o autor deve indicar se um guia do conselho nacional de pesquisa para experimentação com animais de acordo com a Resolução CONCEA n.º 32/16. O número de aprovação deve ser enviado à revista. No caso de pesquisas em seres humanos, os autores devem incluir na seção de métodos (subseção de considerações éticas).

5.3 Ensaios clínicos: no caso de ensaios clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado do número de registro e agência de registro do ensaio clínico (plataforma REBEC).

5.4 Ilustrações: todas as ilustrações devem estar no final do manuscrito após as referências bibliográficas e nomeadas usando apenas o número da figura (por exemplo, Figura 1, Figura 2). Todas as figuras devem ser numeradas em algarismos arábicos e citadas consecutivamente no texto. Os autores podem fazer enviar figuras coloridas ou em preto e branco.

5.5 Dimensões: as dimensões das ilustrações e figuras não devem ultrapassar 18 cm de largura por 23 cm de altura. As especificações corretas para cada formato de figura são as seguintes:

As imagens / fotografias devem ser enviadas em formato TIFF de alta resolução. Verifique se a fotografia deve ter sido tirada com uma resolução mínima de 600 dpi – de preferência entre 900 e 1200 dpi – e preparada usando um programa de edição de imagem (por exemplo, Adobe Photoshop, Corel Photo Paint).

Os gráficos devem ser criados usando qualquer software estatístico e salvos / exportados usando as extensões originais (.xls, .xlsx, .wmf, .eps. Ou .pdf).

Os mapas devem ser vetorizados (desenhados) profissionalmente em alta resolução usando o software CorelDraw ou Adobe Illustrators.

5.6 Tabelas: as tabelas devem ser digitadas em espaçamento simples, com título descritivo curto (posicionado acima da tabela) e enviadas no final do manuscrito. Todas as tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e citadas consecutivamente no texto. As tabelas não devem ter linhas verticais, ao passo que as linhas horizontais devem ser reduzidas ao mínimo. As tabelas devem ter no máximo 18 cm de largura por 23 cm de altura, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 10.

5.7 Processo de submissão: todos os manuscritos devem ser submetidos online através do seguinte e-mail actafavale@favale.edu.br. No assunto, o autor deverá especificar o tipo de trabalho (artigos completos, artigos curtos, artigos de revisão, relatos de casos e notas técnicas) e Título do trabalho, por exemplo:

Assunto: Artigo curto: A análise de viabilidade técnica da ….

5.8 Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido enviados para nenhum outro periódico e/ou publicados anteriormente em eventos, preservando o caráter inédito do artigo, e que venham acompanhados de carta de encaminhamento, assinada por todos os autores do trabalho, solicitando publicação na Revista.

5.9 Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.

5.10 Originais identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.

6 DA AVALIAÇÃO

6.1 Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários. O processo de revisão por pares é realizado totalmente online e o manuscrito avaliado poderá ser enquadrado nas seguintes condições:

6.1.1 Aprovado:  nessa fase o manuscrito é aprovado e será publicado na próxima edição.

6.1.2 Aprovado com correções: nesse caso os pareceristas recomendem a revisão do seu manuscrito, devendo os autores realizarem o envio para uma segunda análise e revisão, após terem feito as devidas correções

6.1.3 Recusado:  nesse caso o manuscrito foi rejeitado. Se você recebeu uma carta de rejeição e deseja que os editores reconsiderem sua decisão, você pode reenviar seu manuscrito. Nesse caso, seu arquivo será considerado uma nova submissão.

6.2 Após a aceitação: uma vez que um manuscrito é aceito para publicação, o processo de publicação inclui as seguintes etapas:

6.2.1 Preenchimento e entrega de um formulário de cessão de direitos autorais e assinado pelos autores, deve ser enviado à revista.

6.2.2 O artigo editorado será enviado aos autores para ser verificado quanto à precisão da composição. Alterações ou acréscimos ao manuscrito editado não podem ser permitidos nesta fase do processo de edição. As provas corrigidas devem ser devolvidas à revista o mais rápido possível após seu recebimento pelo autor correspondente.

6.2.3 Os artigos aceitos estarão disponíveis na modalidade de publicação contínua online no website da revista.

6.2.4 Não haverá cobrança de páginas para publicação nesta revista.

  1. CONSELHO EDITORIAL

7.1 Editor Chefe

Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento

7.2 Conselho Editorial

7.2.1 Ciências exatas e da terra/ Ciências Biológicas/ Ciências Agrárias/ Multidisciplinar

Profa. Dra. Thatyane Pereira de Souza

Prof. Dr. Julio Rodrigues

Profa. Ma. Valeria Matos Lima

7.2.2 Ciências da Saúde:

Prof. Me. Ebenézer de Mello Cruz

Profa. Dra. Tercya Lucidi De Araujo Silva

Prof. Dr. Auricélio Alves De Macedo

7.2.3 Ciências Humanas/ Ciências Sociais Aplicadas/ Linguísticas Letras e Artes,

Profa. Ma. Silvia Sousa Silva Albuquerque

Profa. Ma. Lucicleide Lopes Campelo

Prof. Me. Airton Pereira da Silva Leão

7.2.4 Engenharias

Profa. Ma. Rachel De Andrade Avelar Da Silva

Prof. Me. Bernardo Rurik Aparecido Gomes

Prof. Me. Fernando Henrique Fernandes Sousa

7.3 Diretoria Executiva

Roberto Said Mulky – Diretor Geral

Glaicielly Caldeira – Diretora Administrativa

Ebenézer de Mello Cruz – Diretor Acadêmico